25 de maio de 2012

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA Submarino português atravessa o Atlântico Norte

Pela primeira vez em 99 anos de existência de submarinos na Marinha Portuguesa, um submarino nacional vai realizar a travessia do Atlântico Norte. A convite da Marinha norte-americana, o NRP Tridente parte esta sexta-feira da Base Naval de Lisboa para uma missão que durará cerca de três meses, com o objectivo de participar no “War of 1812 – FleetEx” - exercício aeronaval que decorrerá na costa leste dos Estados Unidos, ao largo de Norfolk, entre 19 e 29 de Junho, e que contará com mais de vinte navios e aeronaves de oito países.
As elevadas capacidades dos novos submarinos portugueses, nomeadamente a autonomia em imersão e o grande raio de ação (na ordem das 12 mil milhas) possibilitam que, pela primeira vez, se efetue esta travessia. O “War of 1812 – FleetEx” constitui uma ocasião ímpar para a Marinha Portuguesa e para a Esquadrilha de Submarinos, que comemora este ano 99 anos de existência.
Com a participação de Portugal, EUA, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Canadá e Brasil, o “War of 1812 – FleetEx” vai permitir a obtenção dos indispensáveis níveis de adestramento da guarnição no NRP Tridente e permitirá a certificação do sistema de armas de bordo. O exercício está integrado nas comemorações do bicentenário da Guerra de 1812, também conhecida por Guerra Anglo-Americana, que opôs as tropas dos Estados Unidos da América às do Império Britânico, e que durou até 1815.
O NRP TRIDENTE é comandado pelo Capitão-tenente Amaral Henriques e a sua guarnição é constituída por 33 militares (7 oficiais, 12 sargentos e 14 praças). fonte

Sem comentários: