25 de maio de 2012

Estivador morre 'soterrado' em porão de navio cargueiro no Porto de Maceió

Um estivador morreu, no final da manhã desta sexta-feira (25), no porão de um navio cargueiro,atracado no Porto de Maceió, após ser soterrado enquanto trabalhava na descarga de fertilizantes. Fábio de Freitas Silva, de 28 anos, foi ‘engolido’ por uma barreira do produto. Estavam com ele mais seis trabalhadores no momento do acidente.Há duas versões para o sucedido, relatadas pela administração do porto e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Jefferson Ramos, chefe de operações do porto, há mais de 45 anos que trabalham nesta função e nunca aconteçeu um acidente assim. Ele contou que o jovem estava a cinco metros de profundidade, no porão, e fazia a escavação depois do serviço executado pelos guindastes.


A assessoria do Corpo de Bombeiros informa que Fábio estaria em cima da plataforma quando caíu e foi socorrido de imediato. “Não dá para se saber se foi falha do porto, mas não foi encontrado nenhum equipamento de segurança com a vítima”, afirmou o coronel BM Paulo Marques.

Um funcionário, que não quis se identificar, entrou em contato com a Gazetaweb, para revelar que já presenciou dez pessoas trabalhando de bermuda dentro dos cargueiros e sem qualquer equipamento de proteção individual. “A gente trabalha com o produto, sabe o nome, mas não sabe o risco. Motoristas, estivadores e operadores de guindaste trabalham diretamente com estes produtos. O único técnico de segurança apareceu no local somente após o acidente”, disse o funcionário. 

O trabalhador não  era contratado especificamente pelo porto. Atuava nesta função desde 2004 de forma emprestada pelo Sindicato dos Estivadores de Alagoas. O navio Hangin Marugame foi vistoriado pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC), pela Polícia Civil e Capitania dos Portos, a quem caberá instaurar procedimento para investigar o acidente. A Polícia Federal abrirá inquérito, já que se trata de um navio internacional. O corpo do jovem vai ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.

Sem comentários: