6 de abril de 2012

Itália multa “cartel” de agentes de navegação

A Autoridade da Concorrência italiana multou em quatro milhões de euros 15 agentes de navegação e duas associações empresariais, por práticas ilegais no porto de Génova.
A CMA CGM foi a empresa mais castigada, tendo de pagar perto de 932 mil euros. À Coscon foi aplicada uma multa de cerca de 730 mil euros. E a K Line terá de desembolsar cerca de 440 mil. A Hapag Lloyd viu a sua multa reduzida para cerca de 250 mil euros, por ter colaborado nas investigações. A APL, a Yang Ming e a Zim estão também entre os agentes condenados.
A Maersk Itália também esteve envolvida no esquema, mas ficou isenta do pagamento de qualquer multa porque facultou as informações que despoletaram a investigação das autoridades.
O esquema agora denunciado e punido terá vigorado entre Fevereiro de 2004 e Dezembro de 2009. Os agentes de navegação fixavam entre si os preços cobrados aos importadores e exportadores no porto de Génova.
Segundo as autoridades italianas, os efeitos perversos do cartel estenderam-se a outros portos italianos, nomeadamente a Gioia Tauro e a La Spezia, que tomavam por referência os preços praticados em Génova.As associações Assagenti (que representa 141 companhias, agentes de navegação e shipbrokers de Génova) e Spediporto (de transportadores de Génova) foram também multadas em cerca de 80 mil euros, cada.

Sem comentários: