25 de abril de 2012

Exportações crescem 63% no porto de Sines

O porto de Sines registou um crescimento de 63 por cento ao nível do volume de mercadorias exportadas, permitindo que este trimestre fosse considerado o melhor de sempre da história do porto alentejano. No total foram exportadas 1,67 milhões de toneladas de mercadorias. 
Em termos gerais, Sines conseguiu crescer de 22,2 por cento no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Entre janeiro e março foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias, “com os principais segmentos de carga a registarem um comportamento muito positivo” revela a APS – Administração do Porto de Sines. 
Ainda de acordo com a administração portuária “os Granéis Sólidos cresceram 25,2 por cento e registaram um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas; os Graneis Líquidos cresceram 21,9 por cento e atingiram o total de 4,27 milhões de toneladas de mercadorias e a carga geral registou um crescimento de 21,1 por cento correspondente a 1,54 milhões de toneladas de mercadorias”. Já o Terminal XXI, registou, neste trimestre, um total de 122.510 TEU movimentados (+7%), correspondendo a um crescimento de 21,7 por cento na mercadoria movimentada por contentor. Neste período, foram inaugurados os serviços para a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, através do Canal do Panamá e para a América do Sul abrangendo o Brasil, o Uruguai e a Argentina, serviços da responsabilidade da MSC. Por outro lado, o Terminal XXI, passou também a receber navios da CMA-CGM, terceiro operador mundial de contentores, que iniciou, no final deste trimestre, a atividade de transporte marítimo regular em Sines, com um novo serviço de ligação a África.

Sem comentários: