5 de novembro de 2011

Terminais de Tanger-Med quase paralisados

O regresso da Safmarine a Algeciras e a Málaga marca o último episódio do conflito entre concessionários e trabalhadores que está a afectar a operação dos dois terminais de contentores do porto de Tanger-Med.
Nos primeiros nove meses do ano, a movimentação de contentores em Tanger-Med cresceu 25% em termos homólogos, atingindo os 1,8 milhões de TEU, essencialmente movimentos de transhipment, de acordo com os dados da Agência Nacional de Portos (ANP) marroquina.
Todavia, nem tudo corre sobre rodas no terminal. Pelo contrário. Nas últimas semanas têm-se sucedido as paralisações dos terminais da Eurogate e da APM Terminals, com os trabalhadores a reclamarem aumentos salariais e a contestarem o recurso à subcontratação de mão-de-obra. Segundo os relatos da imprensa local, as concessionárias terão chegado a impor o “lock out”, impedindo o acesso dos trabalhadores às instalações portuárias durante cerca de uma semana. Em consequência das constantes perturbações do serviço, e face à ausência de perspectivsas de melhoria, a Safmarine decidiu retirar de Tanger-Med e regressar a Algeciras e a Málaga. O movimento é importante pelos volumes envolvidos, mas mais ainda pelo facto de a Safmarine ser, como a APM, parte integrante do grupo AP Moller-Maersk. O terminal de contentores da APM começou a operar em Setembro de 2007 e nele já foram investidos 135 milhões de euros. Já o terminal da Eurogate (na verdade, uma parceria entre a Eurogate, a MSC e a CMA CGM) arrancou no Outono de 2008, prevendo-se um investimento de 337 milhões de euros ao longo dos 30 anos de concessão. 
fonte: transportesenegocios
































 

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