30 de novembro de 2011

BALANÇO DA CONFERÊNCIA NO PORTO DE LEIXÕES O Corredor E-80 - Um Modelo de Território Logístico - O Projecto como Factor de Transferência Modal

O Porto de Leixões, o Porto de Aveiro e a Zaldeza – Plataforma Logística de Salamanca – estão envolvidos num projecto de aprendizagem comum que visa estudar os constrangimentos que actualmente se verificam ao transporte de mercadorias no eixo viário E-80 e propor alternativas intermodais, quer de base marítima, quer de base ferroviária. O Projecto Intermodalidade E-80 é apoiado pelo programa Marco Polo II com um orçamento de 800 mil euros, dos quais 374 mil correspondem a financiamento comunitário, e enquadra-se no desenvolvimento do “Projecto Prioritário nº 8 – Eixo Multimodal Portugal/Espanha-Resto da Europa” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T).
O projecto surgiu com o objectivo de criar um fórum institucional de cooperação, discussão e partilha de conhecimento para disseminar métodos e processos para melhorar o transporte intermodal e soluções logísticas no corredor internacional E-80, nomeadamente, a transferência de mercadorias para o modo marítimo e ferroviário. O projecto arrancou no início de 2010 e, até ao momento, realizaram-se 10 seminários e duas conferências faltando apenas uma conferência prevista para Fevereiro de 2012.


A Conferência “O Corredor da E-80 um Modelo de Território Logístico. O Projeto como Fator de Transferência Modal”, foi a segunda do Projeto e continuou a promover a importância do transporte intermodal com destaque para acções institucionais e de agentes privados bem como a sua influência sobre o território.
Para o anfitrião João Pedro Matos Fernandes, presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, o sucesso da intermodalidade depende de uma adequada dotação de nós logísticos bem posicionados no território. “A Plataforma Logística de Leixões irá ordenar o conjunto actividades logísticas já existentes na envolvente do porto e complementar a actividade portuária, conferindo maior valor à sua operação.”

Ramón Garachana Alonso, coordenador técnico do projeto, destaca a importância da logística e a sua influência sobre o território. A viabilidade de um projecto intermodal depende da correta dotação e integração de infraestruturas e serviços nos nós estratégicos do eixo de transporte. A forma como se desenvolvem estes nós tem um efeito significativo de especialização territorial. O coordenador técnico do projeto caracterizou a relação entre as conclusões preliminares dos diferentes grupos de trabalho agrupando-as em quatro categorias: promoção da confiança e cooperação entre agentes e instituições; objectivos relativos a procedimentos administrativos; objectivos relativos ao desenvolvimento de sistemas de informação e do modelo de negócio; objectivos relativos a investimento e desenho de infraestruturas.

De uma maneira sintética, as conclusões gerais do projecto foram o resultado da análise dos resultados dos diferentes Grupos de Trabalho que envolveram múltiplos agentes e instituições. Existe uma grande resistência ao desenvolvimento e aplicação da intermodalidade devido à falta de confiança dos utilizadores em resultado da sua falta de flexibilidade e fiabilidade em temos de tempos de trânsito e cumprimento de prazos.

No entanto, também se reconhece que as condições actuais – a crise, o aumento do preço dos combustíveis e a eurovinheta – favorecem a melhora da competitividade da intermodalidade face à rodovia sempre que se consiga optimizar os processos associados à intermodalidade: promover o desenvolvimento de procedimentos que garantam a simplificação e a normalização; resolver as ineficiências detectadas para maximizar a flexibilidade no funcionamento dos nós logísticos, tentando aproximar da forma de trabalhar da rodovia; optimizar o desenho, funcionamento, coordenação e gestão do conjunto de nós logísticos.
Todas estas reflexões serão tornadas públicas através dos Manuais do Projecto que se publicarão em www.e80intermodality.com durante o mês de Fevereiro.
Fonte: portosdeportugal

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