Já existe data oficial para o lançamento do projeto piloto 'Blue Belt'. Este projeto experimental irá ser testado a partir do mês de maio, prolongando-se até ao final de 2011, e visa reduzir os entraves burocráticos à navegação intra-europeia.
O 'Blue Belt' será a  ferramenta que permitirá à União Europeia a criação de um espaço marítimo europeu único e sem barreiras. O projeto envolve todas as autoridades ao longo de toda a costa da comunidade europeia, e irá contar com a participação de 250 navios, denominados 'blue ships'.
Algumas entidades indústriais formam um Grupo Consultivo, constituído por seis companhias marítimas selecionadas pela European Community Shipowners' Association (ECSA) e pelo World Shipping Council (WSC). Do lado das autoridades responsáveis, foi criado um Grupo de Correspondência, que inclui autoridades de diversos Estados-membro, assim como representantes do DG-TAXUD e do DG-MOVE, ambas entidades pertencentes à Comissão Europeia.Para o dia 15 de março foram convidadas as partes interessadas no projeto- aduaneiros, armadores e da Comissão Europeia - para uma reunião em Lisboa, na sede da EMSA, onde serão discutidos alguns dos aspetos técnicos assim como as suas etapas.