27 de abril de 2011

Operadores logísticos portugueses veem maior crescimento no setor marítimo

Apesar de o transporte rodoviário ser o modo de transporte mais utilizado pela esmagadora maioria dos operadores logísticos em Portugal, um inquérito às empresas do setor conduzido pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield, em associação com a revista Logística Moderna revela que o crescimento do transporte marítimo é o que reúne maior consenso, com cerca de 74% dos votos dos inquiridos.No caso do transporte marítimo, os inquiridos afirmam que os recursos e infraestruturas estão subaproveitados e pouco rentabilizados, tendo em conta a localização privilegiada e as condições naturais de que Portugal dispõe. Há mesmo quem diga que o investimento neste setor "só peca por tardio, fruto da falta de capacidade empreendedora não só dos governantes".No que diz respeito ao transporte ferroviário, cerca de 62% dos participantes creem na existência de espaço para o crescimento deste modo de transporte em Portugal. A materialização do papel de Portugal como porta de entrada de mercadorias para a Europa, potenciada pelo crescimento do transporte marítimo, é um dos fatores fundamentais para o crescimento do transporte ferroviário, segundo os operadores. O Ranking dos Operadores Logísticos revela ainda que as 76 empresas inquiridas ocupam uma área média de 11 mil metros quadrados, tendo os armazéns uma idade média de 10 anos. Verifica-se uma forte internacionalização dos operadores, com 41% das empresas com capitais maioritariamente estrangeiros.
Em termos de espaço, há uma concentração de 82% na região da Grande Lisboa, especialmente na zona considerada prime da Grande Lisboa, o Eixo Alverca - Azambuja, que conta com cerca de 300 mil metros quadrados de espaço ocupado.
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