26 de abril de 2011

Leixões debate intermodalidade ferro-marítima

“A intermodalidade ferro-marítima: oportunidades de melhoria” é o tema do Seminário que o Projecto Intermodalidade E-80 promove no porto de Leixões na próxima sexta-feira.O encontro é o primeiro seminário promovido pelo Grupo Trabalho 4 do projecto promovido pela Zaldeza, APDL e APA e apoiado pelo Marco Polo II, enquanto acção de aprendizagem comum.
Jorge Sarrafana, consultor, é o orador convidado, cabendo-lhe apresentar o que, em seu entender, poderá ser melhorado para favorecer a integração dos modos ferroviário e marítimo no encaminhamento das mercadorias.João Pedro Braga da Cruz, director de obras e equipamentos da APDL, será o moderador do debate em que – espera a organização – participarão operadores portuários, operadores logísticos, operadores ferroviários, armadores e agentes de navegação, carregadores e transitários, entre outros.
A intermodalidade ferro-marítima é uma das chaves para o alargamento da área de influência dos portos e para o descongestionamento dos eixos rodoviários como é o caso do E-80, o eixo que dá o nome ao projecto promovido pelos portos de Leixões e Aveiro e pela plataforma logística de Salamanca.
No caso, a ligação dos portos de Leixões e de Aveiro (esta mais recente) à rede ferroviária nacional e, através dela, à rede espanhola é uma das condições para criar uma alternativa à rodovia mas também para favorecer o desenvolvimento das trocas comerciais e das cadeias logísticas de carregadores dos dois lados da fronteira ibérica.
O seminário decorrerá apenas durante a manhã de sexta-feira. Os interessados poderão ainda inscrever-se (sem custos) junto da APDL.

Sem comentários: