15 de fevereiro de 2011

PORTO DE LEIXÕES QUEBRA RECORDES DE MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM JANEIRO Mercadoria exportada registou um crescimento de 60% em relação a 2010

O Porto de Leixões teve em Janeiro de 2011 um dos melhores meses da sua história, batendo o recorde de movimentação em vários segmentos de mercadorias. Mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passaram por Leixões no primeiro mês deste ano, 320 mil toneladas mais (29%) do que em Janeiro de 2010.
Este crescimento do volume de mercadoria movimentada foi essencialmente alicerçado no aumento de 60% da mercadoria exportada a partir de Leixões. Tendo em conta que as contas de Janeiro de 2011 registaram um aumento de 66% nas exportações para países não comunitários e de 54% para países da União Europeia, este valor vem confirmar a tendência de crescimento da carga exportada a partir de Leixões.
No que diz respeito ao tipo de mercadoria movimentada, o melhor mês de Janeiro da história do Porto de Leixões ficou a dever-se especialmente ao aumento do volume de granéis sólidos (milho, trigo, cimento, aparas de madeira, entre outros) movimentados, que quadruplicou. Também a carga contentorizada beneficiou de um crescimento de 23% em relação a Janeiro do ano passado, tendo chegado perto das 450 mil toneladas.

Sem comentários: