22 de fevereiro de 2011

CE atribuiu 190 milhões de euros aos projetos RTE-T referentes a 2010

A Comissão Europeia (CE) decidiu atribuir um total de 190,6 milhões de euros aos projetos apresentados em 2010 referentes à rede transeuropeia de transportes (RTE-T), verba que contempla 51 "projectos de infra-estruturas vitais" em 24 países da EU, de um total de 124 que foram apresentados.
A verba destina-se a ajudar os Estados-membros da UE a construir ligações de transportes com o objetivo de acabarem com congestionamentos e aumentarem a segurança dos transportes, visando sistemas de transporte mais sustentáveis, acelerando a execução de projetos e dando especial apoio às parcerias público-privadas (PPPs) e à ligação da Europa do leste e oeste.
Entre os eleitos encontram-se projetos nas áreas das auto-estradas do Mar (os mais bafejados com oito projetos selecionados que, juntos, recebem 44,5% do total das verbas disponibilizadas), transporte intermodal (14,8%), ferroviário (17,9%) e gestão de tráfego aéreo (10,7%).
A CE explicou que todos os projectos foram avaliados com base em sua relevância para a RTE-T, as prioridades e os objectivos da política: a sua maturidade, o seu impacto - principalmente sócio-econômico e ambiental - e sua qualidade em termos de integridade, clareza, solidez e coerência.
Em Portugal, como aqui ontem avançámos, três projetos portugueses foram selecionados: estudos relativos ao desnivelamento ferroviario de Alcântara (1,6 milhões); estudos relativos ao desenvolvimento do programa de PPP do projecto de implementação da rede ferroviaria de alta velocidade em Portugal, projecto RAVE (975 mil euros); e auto-estradas do mar (cerca de oito milhões de euros), projetos estes que irão ser dotados com uma percentagem das verbas aqui referidas.
Como curiosidade, refira-se que os estudos levam cerca de 50% do total da verba que a CE desbloqueou, com o restante a ser destinado aos trabalhos propriamente ditos.

Sem comentários: