20 de fevereiro de 2011

Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do Molhe Norte

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações preside, esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, à cerimónia inaugural da nova acessibilidade marítima (Molhe Norte), do Porto da Figueira da Foz (APFF, S. A.), aproveitando para se inteirar de uma série de outros investimentos realizados pela administração portuária, num montante que ascende aos 26,5 milhões de euros.
António Mendonça começa por visitar, às 11:00, o Molhe Norte da Barra do Porto da Figueira da Foz, assistindo a uma apresentação técnica do plano de investimentos da empresa e descerrando placa alusiva ao acto inaugural. Segue-se visita aos sectores comercial e da náutica de recreio.
A cerimónia oficial, a decorrer no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), e que inclui intervenções das entidades oficiais, encerra o programa da visita.

A empreitada para o prolongamento em 400 metros do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz orçou em 14,6 milhões de euros, incluindo a dragagem de estabelecimento de um canal de navegação com início na nova cabeça do molhe, com um comprimento de cerca de 1000m e fundos à cota entre -8 e -7 m ZH e, e a instalação de um farolim de sinalização na nova cabeça do molhe.
Inseridas no conjunto de projectos destinados à melhoria das acessibilidades marítimas estão também as dragagens da entrada da barra, dos canais de navegação interiores e bacias de manobras do Porto da Figueira da Foz (2009, 2010 e 2011). No seu conjunto, estas obras orçaram em 2,3 milhões de euros.
O prolongamento do Terminal de Granéis Sólidos (investimento de 3,6 milhões de euros), a valorização do Cais Comercial e reformulação do acesso à nova portaria (2,9 milhões de euros), e a reabilitação dos equipamentos afectos ao Cais Comercial (2,1 milhões de euros), integram outro conjunto de projectos com grande significado, aqui destinados à melhoria das condições operacionais do cais comercial.
Este conjunto de investimentos, tendente à oferta de um “Porto Novo” na Figueira da Foz, abrange ainda o Porto de Recreio, que sofreu obras de ampliação e de requalificação no montante global de 1,1 milhões de euros.

1 comentário:

Anónimo disse...

E o molhe norte aqui em Aveiro????