30 de novembro de 2010

Farol de Aveiro na praia da Barra

Foi construído no século XIX, mais propriamente entre os anos de 1885 e 1893, tendo sofrido grandes reparações em 1929. Quem formulou o projecto foi o Eng. Paulo Benjamim Cabral, mas quem o concluiu foi o Eng. Maria de Melo e Mattos. Foi electrificado em 1936, e ligado à rede de distribuição de energia em 1950.
Portador do título de farol mais alto de Portugal, e 2º mais alto de Península Ibérica, ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, com uma altura de 62 metros.A fundação da torre é constituída por um maciço de betão de 6 metros de espessura e foi assente sobre estacas à altura das mais baixas águas. Nas alvenarias foram usados o grés vermelho de Eirol e alguns granitos.O alcance luminoso actual, em condições normais de transparência atmosférica é de 23 milhas náuticas, cerca de 43 quilómetros.A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol.    
Este empreendimento custou ao Estado Português a quantia de 51 contos.
 

2 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Meus Amigos, lindo farol, e imponente.Recentemente visitei um farol de cá e continuo encantado com tudo. Do cimo deste farol deve-se ter uma vista espectacular.
Abraço,
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Amigo Manuel, acredite que a vista é um espectáculo. Já lá estive em cima e posso comprovar isso mesmo.É um farol, bonito que temos aqui em Aveiro, sim senhor.
cumprimentos
Orlando Miguel08