22 de outubro de 2010

Formação profissional ?

  Com um curso de formação profissional, pretende-se valorizar a imagem do funcionário e da empresa nas mais variadas competências, tendo sempre como referência o triângulo dos saberes nomeadamente as competências Psicossociais/sócio-afectivas, que permitem desenvolver as atitudes comunicacionais e os efeitos comportamentais as competências cognitivas que se situam ao nível do desenvolvimento intelectual e as competências psicomotoras para o desenvolvimento das capacidades manuais, como o saber-fazer.
A actual Lei Laboral apela à obrigatoriedade das empresas proporcionarem a formação profissional e contínua dos seus colaboradores. Anualmente, os trabalhadores de uma empresas, têm que ter formação dada por uma entidade certificada. O não cumprimento pelas Empresas do plano de formação é mesmo penalizado pelas entidades competentes. Por outro lado, a formação leva também a que o próprio empregador que simboliza a empresa conheça melhor os seus trabalhadores. A aplicação dos métodos activos que permitem que o indivíduo se desenvolva mais ao nível sócio–afectivo leva a que as competências comunicacionais e emocionais sejam também canalizadas para a relação Empresa-Pessoa. No entanto será isto que os nossos patrões querem em Aveiro? Ou será mesmo que o que lhes interesse sejam trabalhadores "ignorantes". Vamos esperar para ver...



4 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Boas, gosto sempre de visitar este blog, quanto à questão da formação profisional é de facto algo muito importante, esperemos que muita gente leia isto e reflita.
Cumprimento,
Manuel

Orlando Miguel08 disse...

Pois é Manuel, depende se realmente interessa ao patronato ter gente com um grau de formação mais elevado. Está na altura de transmitirmos outra imagem do que é ser estivador.Cada vez mais dependemos dos trabalho que nos dão,e por isso temos de estar preparados e conscientes também disso mesmo.E aqui no sector muitas vezes esse aspecto passa ao lado.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Orlando, não é só ai acho que infelizmente é em todo o lado.
Cumprimentos,
Manuel

Anónimo disse...

Mas alguma vez houve formação como deve de ser??