15 de dezembro de 2009

Martifer

Navalria disputa navio-hotel para o Douro


Dois anos depois de ter mudado de mãos, a Navalria ganhou a construção de dois navios para a Transtejo e está na “corrida” pelo novo navio-hotel da Douro Azul.
Um dos objectivos da nova administração da Navalria já está a ser cumprido. O estaleiro aveirense, comprado em Janeiro de 2008 pela Martifer ao grupo Silva Vieira, por cerca de 4,6 milhões de euros, está a entrar no sector da construção naval após ter ganho um concurso internacional para dois navios de passageiros para a Transtejo.
Os dois catamarãs, com 47 metros de comprimento, terão capacidade para transportar 360 passageiros e 29 carros. A encomenda está avaliada em 14 milhões de euros.
Actualmente a empresa de Aveiro tem 85 pessoas no quadro, número que a administração espera duplicar em breve.

A Navalria está a disputar o contrato para a construção de um navio-hotel para a Douro Azul, o maior operador de turismo de cruzeiros no Douro. O valor do negócio poderá chegar aos 12 milhões de euros. O navio terá de estar pronto em 2011. A concorrência é representada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e por empresas holandesas.

Em 2008, a Navalria facturou 2,8 milhões de euros, estimando chegar este ano aos 13,5 milhões. Um aumento justificado pelo crescimento da actividade da reparação naval e pela construção do primeiro protótipo para a recuperação de energia através das ondas do mar.

A empresa vai ainda candidatar-se ao Sistema de Incentivos à Inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a modernização e requalificação das actuais instalações e equipamentos.

Sem comentários: