3 de dezembro de 2009

Alguns apontamentos da viagem entre a Plataforma Logística Portuária de Cacia e o Porto de Aveiro, acompanhando as obras da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro. Comitiva presidida pelo Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, contando com a presença do Ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, e da Secretária de Estado dos Transportes, entre outras individualidades.
Estivadores nem vimos o primeiro !

Com uma extensão de 8 kms, o ramal ferroviário permitirá ao Porto de Aveiro oferecer aos agentes económicos um serviço intermodal de transporte ferro-marítimo. Trata-se de uma infra--estrutura crucial para a integração do Porto de Aveiro nas cadeias logísticas de transportes internacionais e para o aumento do seu hinterland natural até à região espanhola de Castela e Leão. Investimento público de 73 milhões de euros (REFER), com entrada em exploração prevista para o próximo ano.
Prevê-se um volume de negócios de meio milhão de euros em 2015, ano-cruzeiro projectado para este empreendimento.

Representando um investimento público de 12 milhões de euros, a Plataforma Logística Portuária de Cacia visa assegurar o encaminhamento eficiente das mercadorias com origem e destino no porto de Aveiro, assim como contribuir para um alargamento do seu hinterland natural até à região de Castela e Leão.

A Plataforma Logística de Aveiro/Pólo de Cacia funcionará como interface entre o ramal ferroviário de ligação do Porto de Aveiro e a Linha do Norte. Tem uma área total de nove hectares, sendo seis destinados à fixação de actividades logísticas e à realização de operações ferroviárias de carga/descarga. A REFER prevê a sua entrada em exploração já no próximo mês de Março.

Viagem integrada no acto de apresentação pública de um significativo conjunto de obras no Porto de Aveiro, totalizando um investimento de 244,6 milhões de euros (176,9 milhões de natureza pública e 67,7 provindo de parceiros privados).

2 comentários:

estivador25 disse...

Só espero que tanto investimento traga tambem algum trabalho para os estivadores

estivador 37 disse...

O comboio que se vê chegou ao t.s esperamos que traga trabalho aos estivadores. Mas é AMARELO da cor da FOME!