26 de dezembro de 2009

Ligação ferroviária ao porto de Aveiro testada em Janeiro

   Obras que decorreram durante dois anos estarão concluídas no final deste mês
A circulação de comboios na ligação ferroviária ao porto de Aveiro deverá ocorrer no próximo mês de Janeiro, anuncia a Refer. As obras - investimento de 72 milhões de euros - estarão concluídas nos próximos dias.

"As obras da ligação ferroviária ao porto de Aveiro deverão estar concluídas no final do mês e a abertura do ramal ocorrerá durante o próximo mês de Janeiro, revelou , ao JN, uma fonte da Refer. Entre a conclusão da obra e a abertura do ramal à circulação ferroviária terão lugar os testes de carga e a obtenção de testes de carga.

Investimento de mais de 72 milhões de euros, o ramal do porto de Aveiro tem uma extensão aproximada de nove quilómetros, em via única não electrificada (embora preparada para se poderem instalar os postes de catenária no futuro), permitindo a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 25 toneladas por eixo.

Integrando o Plano de Investimentos Prioritários inscritos nas orientações estratégicas para o sector ferroviário aprovadas pelo Governo em 2006, a ligação ferroviária ao porto de Aveiro representa um investimento de 72,7 milhões de euros - 56,2 milhões de euros para o ramal, 12,6 milhões de euros para a Plataforma Multimodal de Cacia (que já está em funcionamento) e 3,9 milhões de euros para os sistemas de sinalização e telecomunicações das duas infra-estruturas. Teve uma comparticipação de 50% do Fundo de Coesão e 50% do Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e da REFER.

O ramal tem inicio na Plataforma Multimodal de Cacia, junto ao km 276,400 da Linha do Norte, e termina num feixe distribuidor junto ao porto de Aveiro, com ligações aos terminais portuários. O ramal ferroviário acompanha, paralelamente, a auto-estrada 25 (A25) e o interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA). Cruza o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides e o Rio Bouco. Tem algumas obras de arte como o Viaduto Nascente de Acesso à Ponte das Pirâmides - com 2823 metros; Viaduto Poente de Acesso à Ponte das Pirâmides, com 976 metros; Ponte das Pirâmides, com 175 metros e ainda a Ponte da Gafanha, com 197 metros.

JESUS ZING

1 comentário:

Anónimo disse...

Trouxe também grande transtorno a todas as pessoas que trabalham no Terminal Sul ,inspecções (Controlauto) Navalria TIRTIFE…agora têm de fazer mais uma dúzia de quilómetros todos os dias e varias vezes ao dia para irem trabalhar. É pena que os Engenheiros da obra não passem lá todos os dias.