12 de agosto de 2012

A TODOS COLEGAS E CAMARADAS PORTUÁRIOS

Caros camaradas,
Estamos a viver o pior ataque á nossa profissão, que a minha memória consegue alcançar. Será preciso recuar muitos anos, mesmo até ao anterior regime, para perceber qual o alcance deste “draft/projecto-lei” que agora nos querem impor.Estes senhores desconhecem totalmente o trabalho por nós desempenhado nos portos, e desconhecem também a forma como cada um de nós vive o dia-a-dia laboral.
Alegam rigidez nos horários, e na organização, é caso para perguntar “CONHECEM A REALIDADE?”
Por acaso, sabem, que os Trabalhadores Portuários, estão disponíveis 24 horas por dia para o trabalho nos portos; Por acaso, sabem, que os Trabalhadores Portuários, não vêm crescer os filhos; Por acaso, sabem, que os Trabalhadores Portuários enfrentam diariamente, adversidades múltiplas, tais como intemperes e riscos de vida; Por acaso sabem, que os Trabalhadores Portuários, dão o melhor de si, e fazem-no com paixão.
Um dia, um Estivador, nas suas memórias, escreveu “ADOPTEI HÁ MUITO A PROFISSÃO DE ESTIVADOR COMO SENDO A MINHA CARA, A MINHA VIDA E A DOS MEUS,QUASE COMO ENCANTOS E BELEZAS NATURAIS”. Esta paixão de José do Nascimento Alves, é comum a todos os Trabalhadores Portuários. Nada mais certo, a nossa família portuária, encanta no trabalho, no convívio e nas lutas pelo emprego. Chegou o momento crucial de unidade, vamos provar no terreno, que o “falso insucesso dos portos”, nada tem a ver com os Trabalhadores. Somos responsáveis, pretendemos o fortalecimento da economia Portuguesa, mas não nos reduzam o âmbito de intervenção, pondo dessa forma o nosso emprego em risco. Iremos defender aquilo que é nosso- a nossa profissão.
Na próxima 3ªfeira, 14/08/2012, associaremos o dia de greve a um dia de unidade. Vamos estar juntos e discutiremos o nosso futuro responsavelmente.

Aos colegas, que de uma forma ou outra, não se revêm nestas posições, pensem, pensem bem, pois provavelmente será a derradeira oportunidade. Isto é um ataque a TODOS OS TRABALHADORES PORTUÁRIOS, não pensem que vos irá passar ao lado- É UM ERRO. Ainda estão a tempo. Apareçam.

VIVA OS TRABALHADORES PORTUÁRIOS, FORÇA PESSOAL.

António Júlio-Trabalhador Portuário em Aveiro

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Caros
Mas será que os "meninos" lá dos gabinetes de Lisboa percebem alguma coisa de portos!?
Estou ao lado do estivadores.
Um ex administrativo de navegação
Rui Amaro - Porto

EstivadoresAveiro disse...

Caro Rui,
em minha modesta opinião, se percebessem,já tinham perguntado alguma coisa a quem trabalha diariamente no porto. O mais certo é acabarem com uma coisa que demorou a construir e que sempre deu dinheiro a ganhar a "muita" gente, e agora andam armados vá-se lá saber em quê para quererem disfarçar uma "ordem" troikana que só mesmo eles a aceitam. Fica o seu apoio,que nós registamos com agrado.

Cumprimentos
O.Miguel08