O transporte de mercadorias no ramal ferroviário que serve o Porto de Aveiro desde há dois anos vai ´disparar´.De acordo com dados fornecidos pela CP Carga, a "previsão" é alcançar no final de 2012 as 480 mil toneladas.Em 2010, ano de entrada em operação plena, o ramal movimentou 143.920 toneladas de cargas de e para o Porto de Aveiro.No ano passado, registou-se uma quebra acentuada, para 91.826 toneladas, que não retiram, contudo, as boas expetativas.A
mercadoria mais transportada é cimento para exportação (402 mil
toneladas) por conta dos clientes Cimpor (Souselas) e Secil
(Martigança). Relevo ainda para outras cargas feitas desde 2010
até ao mês passado: madeira (36.600 toneladas) do cliente Sonae, também
para o mercado externo; petcoque (27.169 toneladas) importado pela
Cimpor; produtos siderurgicos (13.372 toneladas) para Madrid e Irun e
ainda cereais (6.790 toneladas) igualmente vindos do estrangeiro.O movimento de contentores, na plataforma de Cacia, arrancou este ano, totalizando até Junho passado 8.776 toneladas.
O Porto de Aveiro fez em Janeiro de 2011 a primeira ligação a Madrid por ferrovia. 13 vagões com destino à estação El Salobral, transportando carregamento de bobines provenientes de Inglaterra que chegaram às instalações portuárias por via marítima.
Estimou-se que em 2010 a ferrovia aliviou as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto.
O ramal foi inaugurado pelo então primeiro-ministro José Sócrates, a 27 de Março de 2010.
Aveiro deixou de ser o único dos cinco grandes portos nacionais sem ferrovia. 72,7 milhões de euros suportados pela REFER resolveram uma carência com três décadas.
O objetivo é colocar 15 a 20% do movimento actual de mercadorias na ligação de nove quilómetros por carris que é servida por uma plataforma multimodal de Cacia.
Um investimento que permitirá o alargamento do hinterland natural do porto até Espanha, existindo ligações três vezes por semana à Madrid, Barcelona, Saragoça e Tarragona.
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