5 de agosto de 2012

Trabalhadores de 10 empresas iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário ( noticia rectificada pelo blog )


Noticia não corresponde à verdade na sua totalidade.
Lisboa, 04 ago (Lusa) -- Os trabalhadores de dez empresas de vários setores de atividade iniciam hoje uma greve às horas de trabalho extraordinário, por tempo indeterminado, contra a redução de 50 por cento do valor pago, no âmbito do novo Código do Trabalho.
Os trabalhadores da CMP - Cimentos Maceira e Pataias, da SECIL -- Companhia Geral de Cal e Cimento, da Serlima Wash II, da Alstom, da Amcor, da Limpersado, da Lisnave e Lisnava Yards, da Portucel, Arboser, ATF, Headbox e EMA 21, da Sovena Consumer Goods, SA e da SOMINCOR Sociedade Mineira de Neves Corvo, têm um pré-aviso de greve por tempo indeterminado, até a administração das respetivas empresas desistir de alterar o valor do trabalho extraordinário.
De acordo com o novo Código do Trabalho, que entrou em vigor a 01 de agosto, as horas extraordinárias são pagas pela metade. Na primeira hora extra, o valor a pagar terá um acréscimo de 25 por cento (contra os anteriores 50 por cento) e de 37,5 por cento nas horas seguintes (contra os anteriores 70 por cento).
Caso o trabalho suplementar seja realizado ao fim de semana ou feriado, o trabalhador ganha apenas 50 por cento, contra os anteriores 100 por cento. O trabalho extraordinário deixa também de dar direito a descanso compensatório o que, até ao dia 01 de agosto, representava 25 por cento de cada hora de trabalho suplementar (15 minutos).
Os trabalhadores das empresas acima referidas juntam-se assim aos funcionários da Refer que, na quarta-feira, se juntaram aos da CP - Comboios de Portugal numa greve às horas extraordinárias, em dia de descanso semanal e aos feriados, que deverá ter especial impacto no feriado de 15 de agosto.
Os trabalhadores da CP têm um pré-aviso de greve até ao dia 31 de agosto, enquanto os funcionários da Refer estarão em greve desde 01 de agosto e até ao final de setembro.
Também a Carris, Metropolitano, STCP e CP Carga entregaram o pré-aviso de greve às horas extraordinárias para 15 de agosto.
Entretanto, os trabalhadores dos portos de Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal, Sines, Viana do Castelo e Caniçal-Madeira, entregaram também o pré-aviso de greve às horas extraordinárias para o mesmo dia (15 de agosto). Esta parte da noticia dada pela (LUSA) NÃO CORRESPONDE Á VERDADE , pois os trabalhadores de Aveiro não fazem greve no que diz respeito ao horário extraordinário.Vão sim fazer greve dia 14 de Agosto, com uma deslocação marcada para o porto de Sines, para nos juntarmos aos colegas dos restantes portos. Agradecemos mais atenção numa próxima noticia dada. Agradecidos.Depois de contactada repôs a verdade Ver notícia Aqui

Sem comentários: