22 de agosto de 2012

Primeiro acordo colectivo de estivadores colombianos

Depois de mais de duas décadas de luta contra a repressão no trabalho, os estivadores da Colômbia têm finalmente concluída a negociação colectiva pela primeira vez com o seu empregador.
Os trabalhadores portuários, membros da ITF Sindicato Nacional de Trabajadores del Transporte (SNTT), chegaram a um acordo em 02 de agosto com o Terminal Marítimo Muelles el Bosque em Cartagena de Indias. Os trabalhadores não tinham sido autorizados a negociação colectiva  cerca de 20 anos, desde o governo de César Gaviria começou a implementar um programa para privatizar portos da Colômbia. Os sindicatos não foram autorizados a operar e os trabalhadores sofreram as consequências da utilização de mão de obra terceirizada e do estabelecimento do empregador lideradas cooperativas, que, na prática, eram empresas de fornecimento de trabalho. No entanto, apoiado pelo sindicato centro Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia e da ITF, os estivadores, que tinham estabelecido sua própria união, viram terminar esses ataques anti-sindicais e a união posteriormente se fundiu com o SNTT. Logo, um conjunto de reivindicações foi apresentado ao empregador porto, e do conselho executivo SNTT e gestão de empresas assinaram o acordo de negociação coletiva. O acordo prevê aos trabalhadores,  aumentos salariais, férias anuais, um fundo de habitação e educação dos filhos dos trabalhadores, bem como outros benefícios.

Esteban Barboza, secretário-geral SNTT, comentou: "Depois de 20 anos de luta, conseguimos um evento histórico, que vai beneficiar trabalhadores e de suas famílias e dar-lhes qualidade de vida.Vamos continuar a trabalhar para encorajar todos os estivadores a se organizarem em todos os portos da Colômbia para acabar com a força de trabalho é quase condições semelhantes à escravidão. "

Terminal Maritimo Muelles el Bosque opera dois portos, um na Baía de Cartagena das Índias e outro em Buenaventura. A empresa é a fusão com a Argos Group, um conglomerado de destaque colombiano.

Sem comentários: