3 de junho de 2011

Estatísticas do Eurostat mostram declínio no transporte marítimo de curta distância

O relatório Eurostat, que abrange o transporte de mercadorias entre os portos da UE-27 e os portos do Mar Mediterrâneo e Mar Negro, permite constatar que em 2009, e após anos de crescimento sustentado, o TMCD registou uma desaceleração de cerca de 9% em 2009.
Esta quebra reflecte o impacto da crise económica geral do transporte marítimo. Através dos portos da UE-27, os granéis líquidos foram responsáveis por metade do TMCD total, com 837 milhões de toneladas, e os granéis sólidos representaram o segundo maior tipo de carga com 339 milhões de toneladas (20%).
As mercadorias transportadas em navios roll on - roll off (Ro-Ro) surgem em terceiro lugar, com 204 milhões de toneladas (12%), seguidas por bens em contentores com 197 milhões de toneladas (12%). Neste segmento do transporte de contentores, o TMCD registou um decréscimo ainda maior (-15%) em termos de volume (teu). Este tráfego egista alguma racionalização da atividade, comprovada pelo facto d o transporte de contentores vazios ter diminuido 17%.
Roterdão foi a maior porto da UE-27 em termos de TMCD de bens e de granéis líquidos. O porto de Antuérpia foi o maior de TMCD de mercadorias em contentores e o de Riga em granéis sólidos.

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