A Refer anunciou esta terça-feira ter consignado à OPWAY - Engenharia,
SA, por cerca de 1,6 milhões de euros, a eletrificação do ramal
ferroviário de ligação ao Porto de Aveiro, numa extensão de 8,8
quilómetros.
A eletrificação do ramal, que está em exploração desde 2010, visa aumentar a quota de mercado do transporte ferroviário de e para o Porto de Aveiro, e “permitirá, com o recurso à tração elétrica, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, o nível de ruído e os custos de energia, com impacto direto nos custos da operação”.
“A elaboração do projeto de execução e a gestão, coordenação e fiscalização da obra, atividades internalizadas pelo Grupo Refer, estão a cargo da Refer Engineering”, adianta a empresa.
A obra, que tem um prazo de execução de nove meses, compreende a eletrificação do ramal de acesso ao Porto de Aveiro e das linhas da Plataforma Logística de Cacia.
O projeto é financiado por fundos europeus através do Programa Operacional de Desenvolvimento Territorial (POVT), enquadrada no eixo prioritário “Redes Estruturais Nacionais e Equipamentos para os Transportes Sustentáveis e a Mobilidade”, tendo a Comissão Europeia anunciado a sua aprovação a 27 de outubro.
Conforme explicou à Lusa José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, trata-se de um investimento de relevo para a atividade portuária porque "atualmente, as máquinas elétricas deixam os comboios em Cacia e o resto do percurso até ao Porto de Aveiro é feito com uma máquina a Diesel".
O movimento ferroviário foi um dos grandes impulsionadores do Porto de Aveiro, que em 2013 registou 613 mil toneladas de mercadorias movimentadas pela ferrovia e a administração portuária prevê que 2014 feche com um crescimento de 20% nas mercadorias que utilizam a ferrovia para entrar e sair do porto.
A eletrificação do ramal, que está em exploração desde 2010, visa aumentar a quota de mercado do transporte ferroviário de e para o Porto de Aveiro, e “permitirá, com o recurso à tração elétrica, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, o nível de ruído e os custos de energia, com impacto direto nos custos da operação”.
“A elaboração do projeto de execução e a gestão, coordenação e fiscalização da obra, atividades internalizadas pelo Grupo Refer, estão a cargo da Refer Engineering”, adianta a empresa.
A obra, que tem um prazo de execução de nove meses, compreende a eletrificação do ramal de acesso ao Porto de Aveiro e das linhas da Plataforma Logística de Cacia.
O projeto é financiado por fundos europeus através do Programa Operacional de Desenvolvimento Territorial (POVT), enquadrada no eixo prioritário “Redes Estruturais Nacionais e Equipamentos para os Transportes Sustentáveis e a Mobilidade”, tendo a Comissão Europeia anunciado a sua aprovação a 27 de outubro.
Conforme explicou à Lusa José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, trata-se de um investimento de relevo para a atividade portuária porque "atualmente, as máquinas elétricas deixam os comboios em Cacia e o resto do percurso até ao Porto de Aveiro é feito com uma máquina a Diesel".
O movimento ferroviário foi um dos grandes impulsionadores do Porto de Aveiro, que em 2013 registou 613 mil toneladas de mercadorias movimentadas pela ferrovia e a administração portuária prevê que 2014 feche com um crescimento de 20% nas mercadorias que utilizam a ferrovia para entrar e sair do porto.
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