15 de julho de 2014

Empresa da Lourinhã constrói prensa para desmantelamento de plataformas petrolíferas

Escolhida de entre várias concorrentes europeias, a empresa metalúrgica Louritex projetou e fabricou a prensa, que pesa cerca de 700 toneladas.
Uma empresa metalúrgica da Lourinhã, a Louritex, especializada em maquinaria pesada para reciclagem de sucata, foi a escolhida para a construção de uma prensa a utilizar ao largo da Noruega no desmantelamento de plataformas petrolíferas.
"Na Europa, é a maior [prensa] de certeza", disse à agência Lusa um dos gerentes da empresa, António Frade, adiantando que a indústria passou do fabrico de prensas com capacidade para 1.500 toneladas para 2.500 toneladas.
Segundo o empresário, "foi um grande desafio, que trouxe um retorno financeiro de vários milhões de euros, como também prestígio”.
A empresa foi escolhida entre várias concorrentes europeias e, ao fim de um ano, projetou e fabricou a prensa, um equipamento que pesa 700 toneladas encomendado para enfardar e cortar tubos metálicos de 1,80 metros de diâmetro e 70 centímetros de espessura, usados na construção das plataformas petrolíferas, para irem para reciclagem.

A máquina, desde o projeto até ao fabrico, demorou um ano a ficar pronta e, depois de ser sujeita a testes, está a ser desmontada para ser transportada até ao final de junho para a Noruega, onde ao largo daquele país vai trabalhar na desmontagem de plataformas petrolíferas desativadas.
A empresa acaba também de fechar negócio com a marca alemã de automóveis Volkswagen, cujas fábricas no Brasil, Alemanha e Espanha encomendaram maquinaria.
"Como as portas e o chassis dos automóveis são estampados em placas de aço, sobram restos de aço que são empacotadas nas nossas máquinas para serem enviados para fundição ou para a siderurgia para o aço ser reaproveitado", explicou o diretor comercial, Luís António Frade.
Com um volume anual de negócios de 10 milhões de euros, a empresa fatura cerca de 80% no mercado externo, exportando para toda a Europa, Rússia, países da América Latina, como Brasil, Chile e México, e países africanos, como África do Sul, Moçambique, Tunísia, Marrocos e Argélia.
O gerente adiantou a intenção de diversificar a produção para máquinas de triagem de vários resíduos além do aço e gruas de movimentação.
Com 46 anos de funcionamento e uma centena de trabalhadores, a empresa familiar é líder de mercado em Portugal e está entre as principais da Europa no fabrico de maquinaria para reciclagem de sucata.
Abaixo as fotos das primeiras peças que chegaram ao porto de Aveiro. Podes ver mais fotos no nosso facebook .




Sem comentários: