A marca de Plimsoll é uma marcação pintada no casco dos navios
mercantes, que indica o limite de até o qual o navio pode ser carregado
em segurança. O seu nome deriva do deputado inglês Samuel Plimsoll, que em 1876
introduziu a marca como uma forma rápida de verificar se um navio
estava carregado acima das sua capacidade de flutuação, numa alteração à
Lei da marinha Mercante (1871 Merchant Shipping Act) no parlamento Britânico.
A marca inicialmente era só composta por um círculo atravessado por
uma linha horizontal, posteriormente foi adicionada ao lado uma escala
alinhada pelo valor S. Mais recentemente ao lado da marca estão as iniciais da sociedade classificadora que certificou o navio (BV Bureau Veritas, LR Lloyd's Register, etc).
As marcas são precedidas da letra L (do inglês lumber)
quando a carga é madeira; para todas as outras cargas não há prefixos.
Nos navios de passageiros há um conjunto adicional de marcas, derivado
do facto de, apesar das suas dimensões, a sua área útil de carga ser
menos, pois a maioria desse espaço é ocupado por camarotes, salas
comuns, restaurantes, etc.
As letras nas linhas significam:
- TF (Tropical Fresh water) = água doce tropical, outra carga que não madeira.
- F (Fresh water) = água doce, outra carga que não madeira.
- T (Tropical) = água salgada tropical, outra carga que não madeira.
- S (Summer) = água salgada no Verão, outra carga que não madeira.
- W (Winter) = água salgada Inverno, outra carga que não madeira.
- WNA (Winter North Atlantic) = água salgada, Atlântico Norte, no Inverno, outra carga que não madeira.
A marca de Plimsoll é muitas vezes incorrectamente referida como a linha de água; de facto as duas só são totalmente coincidentes se o navio estiver carregado à marca S. Em todos os outros casos a linha de água estará acima ou abaixo da marca de Plimsoll. Mais recentemente passou-se também a utilizar a expressão linha internacional de carga.
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