A Administração do Porto
de Setúbal vai investir 3,5 milhões de euros na ampliação do terminal ro-ro. O
projecto já foi aprovado pelo Governo, segundo avançou o próprio secretário de
Estado dos Transportes no final da conferência “Porto de Setúbal: a solução
ibérica disponível”, promovida pela Comunidade Portuária local.
"É um investimento
feito exclusivamente com meios da APSS, que tem estado a reter parte dos seus
resultados para fazer este investimento", esclareceu Sérgio Monteiro da
Silva.
"É um reforço de
capacidade, aproveitando o espaço disponível e que servirá fundamentalmente
para o reforço das exportações da Autoeuropa, uma unidade industrial da maior
importância no contexto local e nacional", acrescentou o governante.
Sérgio Monteiro disse
tratar-se de uma medida que se enquadra nas preocupações do Governo em reduzir
os custos de contexto para as empresas exportadoras, de forma a que sejam cada
vez mais competitivas.
O terminal ro-ro de
Setúbal dispõe de uma frente de cais de 365 metros (com dois postos de
acostagem) e de uma rampa ro-ro apoiada em duques d’alba. Tem fundos de -12
metros (que permitem a escala de alguns dos maiores navios ro-ro e car carriers
da actualidade. A área de armazenamento ao ar livre estende-se por 150 mil
metros quadrados, dos quais 60 mil estão concessionados à Autoeuropa. O
terminal é ainda servido por linha férrea.
O projecto de expansão do
terminal ro-ro é antigo. A obra deverá consistir na conclusão da frente de cais
entre o actual terminal ro-ro e o Terminal Multiusos II (concessionado à
Sadoport) e na pavimentação do terrapleno adjacente.
Setúbal tem a ambição de se
tornar num hub para o tráfego ro-ro, nomeadamente para a circulação
intercontinental de automóveis. Mas não só. A Grimaldi, um dos principais
players do sector, é de há muito um dos clientes de referência do porto agora
liderado por Vítor Caldeirinha.
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