14 de fevereiro de 2012

Destino Europa: Corredor E-80 é o que mais interessa a Portugal

Um painel de oradores de luxo, encabeçado por Valente de Oliveira, coordenador europeu das Auto-estradas do Mar desde Setembro de 2007, vai abrilhantar a conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” que se realiza esta quinta-feira, dia 16, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Integrada no projecto “Intermodality E-80” a que o Porto de Aveiro aderiu, do Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns, a conferência será aberta pelo Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, às 10 horas.
Os trabalhos propriamente ditos iniciam-se com o painel “Desafios futuros para o desenvolvimento do corredor E-80”, moderado por José Ignácio Sánchez Macías, da Universidade de Salamanca. Luis Valente de Oliveira fará o “Balanço da Política Europeia de Transportes - a promoção da intermodalidade e o estado de arte dos principais corredores europeus. Os novos desafios para o corredor E-80, com a Política Europeia de Transportes 2014-2020”, e o vice-presidente da ADFERSIT, Mário Lopes, falará sobre “A importância estratégica do desenvolvimento do Corredor Ferroviário Aveiro-Salamanca-Irún. Contributos para o reforço da intermodalidade no corredor E-80 e para a competitividade dos portos da fachada atlântica”.


Às 11 horas terá lugar o segundo painel, dedicado à “Intermodalidade no Corredor E-80: Uma solução possível e competitiva”, moderado por Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro. O Coordenador Técnico do Projecto “Intermodalidade E-80”, da Tau Planificación Territorial SL, Ramón Garachana Alonso, será o primeikro orador com o tema “O projecto Intermodalidade E-80: conclusões e perspectivas futuras. Os factores de oportunidade identificados para uma maior oferta de soluções intermodais no corredor”, seguindo-se o director do Terminal Sograin (Socarpor Aveiro), Nelson Santos, que dissertará sobre “O Porto de Aveiro – nó logístico estratégico no contexto do corredor E-80”. Segue-se debate, com posterior visita às instalações da Sograin, localizadas no Terminal de Granéis Sólidos do porto de Aveiro.

O Projecto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldeza (Zona de Actividades Logísticas de Salamanca) e dos portos de Aveiro e de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária e/ou de Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD).
Fonte: porto de aveiro

Sem comentários: