29 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON SOBRE O PROJECTO PROPOSSE: Melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.O PROPOSSE - Promote Ports, SSS & SME Cooperation é um projecto europeu de cooperação entre os portos de Aveiro, de Gijón, Le Havre, Poole e Cork, as associações representativas de PME´S, Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Câmara de Comércio de Oviedo, e um organismo inglês de I&D, Marine South East, para a promoção do Short Sea Shipping (SSS) junto das PME`S fixadas nos respectivos hinterlands.
Tem como principal objectivo favorecer a importação e exportação através do Transporte Marítimo de Curta Distância, fundamentalmente na área das pequenas e médias empresas que se deparam, por questões administrativas e logísticas, com maiores dificuldades para se internacionalizarem. Propõe-se melhorar a acessibilidade das PME’s aos mercados externos através de serviços logísticos adaptados às suas necessidades, tanto terrestres como marítimos.
Os sectores da madeira, pedra, metais, produtos químicos, alimentos e peças de automóveis são os mais propensos a utilizar este tipo de transporte.
Fernando Menéndez Rexach ressaltou a importância dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito do PROPOSSE, de molde a que as pequenas e médias empresas venham a ser as principais beneficiárias dos novos serviços, colocando ao seu alcance as vantagens do transporte marítimo tradicionalmente reservadas aos grandes transportadores.
Uma das principais conclusões da intensa e profícua jornada de trabalho salienta a necessidade de ratificar a intermodalidade como um sistema de transportes que favorece a geração de oportunidades de negócio para todos os agentes da cadeia logística, independentemente da sua dimensão.

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