A Plataforma Logística do Sudoeste Europeu (PLSWE), que vai nascer em Badajoz, integrada no eixo Lisboa-Madrid, foi alvo de apresentação pública em Lisboa, por intermédio do seu diretor, Juan Romero. Numa cerimónia que contou ainda com uma breve apresentação do porto de Lisboa, por parte de Marcos Afonso da APL, Juan Romero começou por destacar que para esta nova infra-estrutura, "os portos portugueses são estratégicos e a conexão com estes é fundamental”.
O diretor da PLSWE explicou, ainda, as razões que fundamentam este investimento na cidade de Badajoz, enaltecendo a “localização geoestratégica” do futuro local onde será construída a plataforma logística, “localizada no centro do triângulo Madrid-Lisboa-Sevilha e ainda ligada, por ferrovia, a Algeciras, Lisboa e Madrid”. Essa mesma ferrovia será, de acordo com Juan Romero, uma das apostas fortes da PLSWE, antecipando o crescimento do fluxo de mercadorias por via ferroviária, “sobretudo devido às limitações de emissões de CO2”, que criarão obstáculos ao transporte rodoviário.
Juan Romero mostrou-se ainda preocupado e empenhado em resolver os problemas que a PLSE irá encontrar, nomeadamente no que diz respeito à falta de estandardização do transporte ferroviário ou às limitações da ferrovia existente: “Estamos a desenvolver uma infra-estrutura e vamos encontrar imensos problemas. A linha ferroviária que vai ser competitiva ainda não existe. Falta-nos a estandardização de processos, falta resolver o problema das redes elétricas, além de outras coisas. Mas a nossa intenção é a de que tudo isso seja resolvido e que a PLSWE seja uma mais-valia para a região da Extremadura”.