2 de fevereiro de 2012

Porto de Aveiro promove conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa”

No próximo dia 16 de fevereiro, a Administração do Porto de Aveiro (APA) promove, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, uma conferência subordinada ao tema “E-80, Corredor Multimodal para a Europa”, integrada no projeto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.
A sessão de abertura, a cargo de José Luís Cacho, presidente do Porto de Aveiro (APA), tem início previsto para as 10 horas. O primeiro painel abre 15 minutos depois. Sob a epígrafe “Desafios futuros para o desenvolvimento do corredor E-80”, terá a moderador José Ignácio Sánchez Macías, da Universidade de Salamanca.Neste painel, Luis Valente de Oliveira, coordenador Europeu do Projeto "Auto-Estradas do Mar”, abordará o tema “Balanço da Política Europeia de Transportes - a promoção da intermodalidade e o estado de arte dos principais corredores europeus. Os novos desafios para o corredor E-80, com a Política Europeia de Transportes 2014-2020”.


“A importância estratégica do desenvolvimento do Corredor Ferroviário Aveiro-Salamanca-Irún. Contributos para o reforço da intermodalidade no corredor E-80 e para a competitividade dos portos da fachada atlântica”, é o tema a cargo de Mário Lopes, Vice-Presidente da ADFERSIT.

O segundo painel, que começa às 11:00, será dedicado à “Intermodalidade no Corredor E-80: Uma solução possível e competitiva”. A moderação estará a cargo de Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro.

Ramón Garachana Alonso, Coordenador Técnico do Projecto “Intermodalidade E-80”, Tau Planificación Territorial SL, abre este segundo painel debruçando-se sobre o tema “O projecto Intermodalidade E-80: conclusões e perspectivas futuras. Os factores de oportunidade identificados para uma maior oferta de soluções intermodais no corredor”.

A comunicação de Nelson Santos, Terminal Director Sograin (Socarpor Aveiro), abordará o tema “O Porto de Aveiro – nó logístico estratégico no contexto do corredor E-80”.

Segue-se debate, com posterior visita às instalações da SOGRAIN, localizada no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro.
O Projeto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldeza (Zona de Actividades Logísticas de Salamanca), do Porto de Aveiro e do Porto de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária e/ou de TMCD.
Fonte: cargo

1 comentário:

miguel angelo rodrigues disse...

Não seria má ideia podermos mostrar a quem se calhar não conhece ou não quer conhecer da situação pela qual estamos a passar.Muito bonito todas estas conferencias,digo mais é até de inaltecer,muito gratificante.
Porque não marcarmos nós também presença , penso que podia também ser muito enriquecedor.....um abraço a todos.


Miguel Angelo