11 de março de 2015

LIDERADO POR JOÃO PEDRO BRAGA DA CRUZ Porto de Aveiro tem novo Conselho de Administração

O Governo nomeou na segunda-feira o novo Conselho de Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que será liderado por João Pedro Braga da Cruz (na foto). O novo presidente daqueles portos desempenha atualmente funções como presidente da Assembleia Municipal de Ovar pelo PSD.
À administração presidida por Braga da Cruz juntam-se três novos vogais: Olinto Ravara, antigo deputado à Assembleia da República pelo PSD, João Begonha Borges, até ontem diretor do Banco Carregosa, e Luís Leal, que foi Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, tendo ainda desempenhado funções como presidente e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, informa o Jornal de Notícias. Sendo Luís Leal proveniente do distrito de Coimbra irá trabalhar no porto da Figueira da Foz (que pertence àquele distrito) cumprindo os intentos do Executivo de dar impulso ao PETI3+ na região.
“Cessámos esta segunda-feira as funções que desempenhámos na Administração do Porto de Aveiro desde maio de 2005, e na Administração do Porto da Figueira da Foz desde dezembro de 2008”, afirma José Luís Cacho, o presidente cessante da Administração do Porto de Aveiro. Refere o agora ex-presidente da administração que “em 2005 definimos como Visão 2015 para o Porto de Aveiro, o de ser um dos mais competitivos portos da fachada atlântica no transporte marítimo de curta distância, possuindo um amplo pólo logístico e industrial” e salienta que nos anos que liderou os dois portos “foram muitas as obras realizadas, representando um investimento que rondará os 160 milhões de euros”.

Em tempos de crise financeira e com restrições de financiamento público, José Luís Cacho frisa que “sempre rigorosos, conseguimos manter a estrutura nominal de custos a montantes de 2005, face a um crescimento do volume de negócios, o que representa uma diminuição real de 30 por cento nos custos totais da empresa”. Mas para o presidente cessante, “o sucesso da estratégia delineada aquando da nossa posse só foi possível graças ao labor e dedicação de uma equipa de quadros de excelência, profissionais de elevado gabarito, pois souberam, durante esta década, ultrapassar, com êxito, os difíceis desafios que se nos colocaram. O balanço positivo que fazemos tem, importa sublinhá-lo, a marca de uma ativa cooperação dos empresários, gestores e demais parceiros integrados na Comunidade Portuária de Aveiro. A sua prestimosa colaboração foi decisiva para conseguirmos ultrapassar muitos dos obstáculos com que deparámos ao longo destes anos”.
Também o Porto de Leixões recebe um novo administrador, Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel.

Sem comentários: