16 de janeiro de 2013

Porto de Aveiro: Ampliação do molhe norte estará terminada até final do ano

Rui Paiva, vogal da Administração do Porto de Aveiro (APA), confirmou ao Jornal de Notícias que a primeira fase de ampliação do molhe norte está concluída e que a obra, depois de interrompida no inverno, “será retomada em março ou abril para estar pronta no final deste ano”.
"A ampliação do molhe vai criar melhores condições de segurança na entrada da barra e vai possibilitar que navios de maior dimensão e calado possam carregar e descarregar no porto de Aveiro", acrescentou Rui Paiva relativamente à extensão de 200 metros do molhe, que acarreta um investimento de 25 milhões de euros (70% comparticipados por fundos comunitários).
"Poderão entrar e sair do porto de Aveiro navios com 200 metros de comprimento e 10,5 metros de calado (...). O porto conseguirá dar resposta, em comprimento e calado, a 80 por cento da frota mundial”, salientou ainda o vogal da APA.
Por fim, sobre as expetativas de crescimento do porto, Rui Paiva mostrou-se convicto que "vai haver um aumento paulatino do movimento portuário, nomeadamente devido ao aparecimento de maiores navios com carga a granel - como cereais e cimentos, por exemplo”.

Sem comentários: