21 de julho de 2012

Setúbal: comunidade portuária defende privatização


A Comunidade Portuária de Setúbal defende a privatização total do porto de Setúbal e critica a intenção do Governo de criar uma “governance” dos portos assentes em duas administrações portuárias, uma a norte e outra a sul. Segundo a Comunidade Portuária de Setúbal, uma “solução de ‘holding’ viria com certeza dificultar ou mesmo neutralizar” essa operação. “Devido ao histórico do seu crescimento, ao tipo de operações que realiza e ao hinterland que serve, o porto poderá vir a ser totalmente privatizado, sendo portanto esta autonomia, apenas uma fase intermédia do processo que pode conduzir àquela realidade”.
A Comunidade Portuária de Setúbal entende ainda que o porto de Setúbal dispõe já de infraestruturas com oferta superior à atual procura, pelo que “pode crescer rapidamente, sem investimentos ou com pequenos investimentos, sendo assim uma solução disponível desde já, sem quaisquer constrangimentos à sua evolução futura”.
A Comunidade Portuária de Setúbal adianta que a “autonomia de cada porto não é sinónimo de reduções e simplificações no setor marítimo portuário”, existindo um conjunto de serviços de ‘back office’ que podem ser “centralizados e partilhados por toda a estrutura marítima existente, com a consequente redução de custos que a solução traz consigo”. 

Sem comentários: