25 de julho de 2012

Lóbi em defesa da autonomia do Porto de Aveiro espera confrontar governantes

Associações empresariais e autarquias do centro mobilizam-se, esta quarta-feira, em defesa da autonomia dos portos de Aveiro e Figueira da Foz.Um encontro "contra a corrente", atendendo à pretensão do Governo de colocar as empresas gestoras dos portos nacionais sob uma mesma administração (holding), ou duas no máximo, no que terá sido uma das exigência da troika em troca do resgate financeiro do país. Apesar da contestação, incluindo a forte vaga vinda do Norte, que tem em Leixões o maior porto nacional, o Ministro da Economia não mostrou sinais de alterar o rumo traçado.Agora é a vez dos empresários e autarcas das regiões de Aveiro e Coimbra aproveitarem um encontro em Ílhavo para apresentarem as suas razões."O papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no desenvolvimento regional e no reforço da competitividade do Centro" é o mote para, previsivelmente, muitos argumentos em defesa da atual empresa pública que gere as principais estruturas portuárias da região.


"O evento tem como objetivo relevar a competitividade da Região Centro e das suas empresas, valorizar o seu potencial logístico, capacitar a fixação de investimentos e facilitar as exportações", assume a apresentação.

O programa divulgado ainda arrisca incluir a sessão de abertura presidida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. Uma escolha que não é inocente. O líder do CDS tem sido cabeça-de-lista por Aveiro. E a diplomacia económica uma das bandeiras do Governo.

Já para o fecho dos trabalhos é anunciado o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, que também poderia trazer novidades importantes sobre o processo de restruturação portuária em curso.

A organização, contudo, não podia garantir as presenças governamentais. "Ainda não temos confirmação oficial infelizmente", referiu fonte contactada ao final da tarde de terça-feira

Além do Conselho Empresairal do centro (CEC), da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), associam-se ao encontro a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIMBM) eas comunidades portuárias de Aveiro e Figueira da Foz.

Ribau Esteves, presidente da CIRA, falará sobre "O papel dos portos no desenvolvimento regional".

"As infraestruturas portuárias e o desenvolvimento das plataformas logísticas e áreas de localização empresarial" é o tema da intervenção de Jorge Bento, dos concelhos do Baixo Mondego.

Nuno Pires, da Comunidade Portuária de Aveiro tem a seu cargo o tema "A gestão regionalizada de infraestruturas e o crescimento das exportações" e Hermano Sousa, da Comunidade Portuária da Figueira da Foz abordará "O modelo de governança e a afirmação competitiva dos Portos".

O período de debate promete, com ou sem governantes.

Sem comentários: