Os presidentes da Administração do Porto de Lisboa (APL), Natércia Cabral, da AGEPOR, José Manuel Henriques, e da CP Carga, Rocha Soares, reuniram com as associações representantivas dos transitários e agentes de navegação que operam no porto de Lisboa no sentido de os sensibilizarem para a necessidade de integrarem o transporte ferroviário na passagem de cargas pelo porto da capital.
“Cada um dos agentes económicos, por si, não consegue nem quantidades nem preços. Se se unirem, conseguem esses dois itens – um preço por contentor extremamente competitivo, e garantir a regularidade e frequência de entradas e saídas por via férrea no porto de Lisboa., referiu à CARGO Belmar da Costa, presidente executivo da AGEPOR.
A AGEPOR e a APAT irão agora fazer questionários aos seus asssociados indagando quais os volumes que eles pensam poder vir a movimentar no eixo Lisboa-Porto e Espanha, ponto de partida para se calcular que preços poderiam ser praticados, tanto pela CP Carga, como pela APL. “Em conjunto, os agentes poderão obter um preço por contentor que nunca conseguiriam de outra forma”, adiantou à CARGO Belmar da Costa.