29 de janeiro de 2013

“Novo” Canal do Panamá adiado para meados de 2015

As obras de alargamento do Canal do Panamá chegaram a meio, mas a abertura à navegação comercial só deverá acontecer em meados de 2015.
O novo prazo representa um atraso de cerca de um ano face à data anunciada anteriormente para a inauguração das obras que permitirão a passagem de navios de maiores dimensões entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
De acordo com o ponto da situação feito pelo administrador do Canal do Panamá, algumas empreitadas da gigantesca obra estão já concluídas. É o caso das dragagens dos canais de navegação de acesso nos dois extremos do canal.
Mas ainda falta fazer muitos. Por exemplo, só no final deste ano é que terão chegado ao Panamá os componentes do terceiro jogo de comportas que há-de regular o caudal do canal e franqueá-lo a navios post-Panamax.
As obras de alargamento do canal do Panamá ainda vão a meio e o anterior administrador da empresa já defendeu que uma nova fase de expansão será inevitável, uma vez que não pára de aumentar o número de navios que, pelas suas dimensões, nunca passarão pelo “novo” canal.
Curiosamente, nos últimos tempos têm-se sucedidos notícias sobre uma maior apetência dos operadores pela utilização da rota do Suez para fazerem a ligação entre a Ásia e a costa Atlântica da América do Norte.

Sem comentários: