Muitos
portos se apresentam como “capesize” ou “panamax”. Você sabe
o que isso significa? Estes nomes identificam tamanhos de navios, e os portos
dizem qual tamanho máximo de navio pode atracar em seus berços.
Nesta
matéria você conhecerá as diferentes nomenclaturas de navios e as capacidades
de cada um destes tipos. Falaremos aqui dos navios de carga seca (ou carga
geral, ao contrário dos navios graneleiros ou petroleiros). Veja as fotos no
final da matéria.
Handysize:
os menores navios de carga, carregam até 40 mil toneladas. São pequenos e muito
flexíveis, podendo entrar em praticamente qualquer porto. Normalmente têm um
guindaste próprio, o que facilita seu uso em portos muito pequenos, mesmo
aqueles sem guindastes. Os mais comuns são de 32 mil toneladas com calado de 10
metros (parte submersa).
Seawaymax:
uma subcategoria dos handysize, indica o tamanho máximo do navio que pode
entrar no Canal do rio São Lourenço (Canadá), que dá acesso aos Grandes Lagos
norte-americanos. Os navios Seawaymax têm 225,6 m de comprimento, 23,8 m de
largura e um calado de 7,92 m. Existem vários navios maiores que estas
dimensões que fazem apenas travessias dos Grandes Lagos, sem terem acesso ao
Oceano Atlântico.
Handymax
(ou Supramax): também considerado uma subcategoria dos handysize, o
handymax tem normalmente entre 150 e 200 m de comprimento, tem em média 4
guindastes próprios e carregam no máximo 50 mil toneladas.
Panamax: o nome deriva do Canal do Panamá, e indica o tamanho máximo
do navio que consegue entrar nas eclusas e cruzar o lago do Panamá. O tamanho
máximo é ditado pela capacidade das eclusas: 289 m de comprimento, 32,3 m de
largura e 12 m de profundidade. Navios que excedam estas dimensões são chamados
de Pós-Panamax.
Suezmax:
mais um nome que deriva de um canal, desta vez o Canal de Suez (que liga o Mar
Mediterrâneo ao Mar Vermelho). Como o Canal de Suez não tem eclusas, os limites
são apenas pelo calado dos navios. Estes são limitados a 16,1 m.
Capesize:
são os maiores navios de carga geral na atualidade. Estes navios não passam nem
pelo Canal de Suez nem pelo Canal do Panamá, e precisam contornar os
continentes pelo sul (o Cabo Horn (Cape Horn) para passar pelo sul da América
do Sul ou o Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) para passar pelo sul da
África, de onde deriva o nome Capesize). Conseguem carregar até 220 mil
toneladas de carga, sendo que usualmente levam em torno de 150 mil toneladas.
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