22 de janeiro de 2013

Ministro da Economia anuncia novas concessões nos portos


Álvaro Santos Pereira garantiu que nos próximos dias irá anunciar novas concessões nos portos e novas áreas de concessão. Para já, fala apenas de novas regras e de não repetir erros do passado.
O ministro da Economia anunciou, esta tarde, que nos próximos dias “iremos falar de novas concessões nos portos e novas áreas de concessão”.
“É importante reforçar estas novas áreas de concessão porque Portugal tem de aproveitar os seus recursos geográficos e a sua localização, aproveitando o alargamento do canal do Panamá que será uma realidade em 2014”, afirmou Santos Pereira, no discurso de encerramento da conferência do DN sobre o mar. “Temos de aproveitar a localização, ligando auto-estradas marítimas com ligações ferroviárias em bitola europeia que terão de ser uma realidade no próximo quadro comunitário de apoio”.
Álvaro Santos Pereira recusou dar mais explicações sobre as novas concessões nos portos, remetendo informações adicionais “para os próximos dias”. Garantiu apenas que “é bom para a competitividade dos portos que estes novos contractos de concessão prevejam incentivos positivos e negativos que potenciam o desempenho pretendido”. Para não repetir erros do passado, é fundamental “que os novos contratos contemplem a assunção, pelos concessionários, do risco operacional”.
O ministro da Economia frisou que “faz todo o sentido apostar nos portos nacionais” porque “temos de pensar a competitividade da nossa economia”.
“O mar desempenha um papel fundamental, é um activo económico indispensável, ao nível do turismo, da energia, das pescas, e é uma ferramenta importante para a reindustrialização do País e para o aumento das exportações”, sublinhou Santos Pereira.
Pode ver o video Aqui

Sem comentários: