29 de janeiro de 2013

Nem tudo vai mal no porto de Aveiro...

Aveiro, 29 jan (Lusa) - A Administração do Porto de Aveiro (APA) anunciou hoje que o tráfego de mercadorias gerado por via ferroviária "aumentou exponencialmente em 2012", com um crescimento de 402% face ao ano anterior.
No balanço da atividade portuária, a APA dá conta de que, mesmo com as greves registadas em 2012, o Porto de Aveiro teve um crescimento de 10% nas exportações, uma subida de 0,3% no movimento global de mercadorias e um aumento "exponencial" no tráfego gerado por via ferroviária. 
Apesar das sucessivas greves portuárias, cujas paralisações foram contabilizadas em 142 dias, o Porto de Aveiro registou um crescimento total das exportações de 10%, em que se destacaram a carga geral, com um acréscimo de 49%, e os granéis líquidos, com mais 9,6% de carga movimentada. 
No seu terceiro ano de exploração, a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro teve um crescimento exponencial de 402% face ao ano anterior, com uma movimentação de 435 mil toneladas, e representou cerca de 44% do total da carga de exportação. 
O Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro entrou em exploração em 27 de março de 2010 e é considerado de importância estratégica para aquele porto, ao permitir a ligação direta à rede ferroviária nacional (Linha do Norte e Linha da Beira Alta). Com uma extensão de nove quilómetros até Cacia, onde está localizada uma plataforma multimodal de mercadorias, o ramal ferroviário do Porto de Aveiro representou um investimento de quase 73 milhões de euros, financiado pelos fundos comunitários.
Construído em via única, permite a circulação de composições com carga máxima por eixo de 25 toneladas e velocidade não superior a 60 quilómetros por hora, estando preparado para a futura linha de alta velocidade Aveiro - Salamanca.

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