22 de agosto de 2011

Viana do castelo, carga de torres de aerogeradores com destino à Lituânia.

 

Enercon-E-shipO navio de carga 'E-Ship 1', que produz eletricidade a partir da força do vento para reduzir o consumo de combustível, atraca na segunda-feira em Viana do Castelo, para carregar torres de aerogeradores com destino à Lituânia.O 'E-Ship 1' pertence à empresa alemã Enercon e de acordo com o responsável da multinacional em Portugal, Francisco Laranjeira, a chegada a Viana do Castelo representará um momento de consolidação das exportações da empresa a partir de Portugal.
“Nos últimos dois meses já tivemos 10 navios a carregar componentes das nossas fábricas em Viana do Castelo. É um movimento que vai continuar até dezembro”, garantiu Francisco Laranjeira.
O 'E-Ship 1' tem a particularidade de apresentar quatro rotores com quatro metros de diâmetro montados em torres com 27 metros de altura a partir dos quais é gerada a energia que alimenta motores elétricos que permitem uma redução de 40 por cento do consumo de combustível do navio.
Com 130 metros de comprimento, 22 de largura e 10 de calado, o navio foi concebido para evitar desperdícios energéticos e vai carregar, no porto de Viana do Castelo, três torres de aerogeradores, com mais de 80 metros de altura, com destino à Lituânia.“Era um desejo nosso ter este navio, que é o embaixador da empresa, em Viana, onde estão a sede e as fábricas do grupo. Finalmente foi possível concretizar essa von tade agora”, disse Francisco Laranjeira.
A multinacional alemã tem em funcionamento cinco unidades industriais em Viana do Castelo, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses, que empregam cerca de mil trabalhadores entre fábricas de pás de rotor, torres de betão, mecatrónica e aerogeradores.
Segundo Francisco Laranjeira, esta primeira passagem do 'E-Ship 1' por Viana insere-se num plano de exportações definido pela multinacional até final do ano, ao ritmo de um navio por semana a carregar componentes no porto da cidade, testando a “competitividade e logística”, relativamente a outras unidades do grupo.
A partir das instalações na Praia Norte, junto aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a empresa dispõe de um cais em que consegue realizar parte das operações de carga.
No entanto, dado que o canal de acesso apenas permite navios com calado até 4,8 metros, é frequente concluir as operações de carga na outra margem, no porto comercial.
Para poder manter o ritmo de exportações em 2012 a administração da Enercon já solicitou à administração do Porto de Mar de Viana do Castelo a criação de um canal de navegação para navios com calado de 5,2 metros além da disponibilização de meios de elevação.
O E-Ship 1 é esperado cerca das 08:30 de segunda-feira no porto comercial de Viana do Castelo.

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