29 de agosto de 2011

Besouro invasor reaparece nos portos de New Jersey e New York

Não é somente produtos impor­tados que chegam nos porões dos navios nos portos de New Jersey e New York, que então entre os mais movimentados do mundo. Recentemente, as autoridades norte-americanas alertaram a descoberta do besouro da espécie “Khapra” (“tijolo” no dialeto local); oriundo do sudeste asiático, um inseto altamente invasor cuja larva se alimenta de grãos secos. Ele é geralmente encontrado nas frestas entre os tijolos onde se armazenam os grãos. A praga havia sido erradicada dos Estados Unidos graças ao custo e ação coordenada do Governo nas décadas de 50 e 60.
Apesar dos esforços governamentais em manter o inseto distante, ele vem aparecendo com mais frequência nos litorais do país, onde foram descobertos em dois carregamentos de arroz oriundos do Paquistão em menos de um mês de diferença. A carga foi impedida de entrar no país e o exportador teve a opção de ter a carga destruída ou retornada ao país de origem, divulgou o Governo.
O porta-voz do Departamento Aduaneiro, Anthony Bucco, não divulgou o nome da empresa exportadora do arroz. Em ambos os incidentes, os besouros, que medem entre 2 e 3 milímetros, foram encontrados fora dos sacos plásticos cheios de arroz.
“O besouro khapra representa uma peste bastante séria para grãos e outros produtos estocados”, alertou o Departamento Aduaneiro através de um comunicado. O número de insetos descobertos em solo norte-americano em abril excede o total de todos descobertos em 2010, segundo o órgão.

Sem comentários: