29 de agosto de 2011

AS AMORAS DE PODENTE

Para nós as férias são sempre merecidas. Porque queremos fechar ou iniciar um novo ciclo da nossa vida! Ou, o que é mais comum e desejável, esquecer os horários matinais e escolares, o stress do trânsito ou o ritmo exigente do trabalho. Também pode ser tempo para fazermos o check-in da viagem bastante planeada e desejada, tempo para atestarmos o depósito para chegarmos ao destino distante, onde nos esperam amigos e familiares que nos abraçam com emoção.
Em meados deste Agosto, fizemo-nos à estrada, saindo do país pela estrema norte e seguindo um azimute aproximado de 180 graus, chegámos à cidade de Chantada e ao lugar de  Podente, onde vivem pessoas amigas que ofereceram a sua casa e todo o aconchego para uns dias de férias em comum.
Estas localidades que podemos localizar do mapa da Galiza, bem no coração desta região de Espanha, situam-se na área administrativa e provincial de Lugo, que visitei pela segunda vez, em interessantes descobertas, que são, afinal, motivo para esta crónica. A casa e a companhia dos nossos queridos amigos Teresa e Xosé Lois García foram o epicentro destas especiais e muito agradáveis férias, que tiveram outros registos interessantes.

Fomos conduzidos pelos nossos anfitriões a Ferreira de Pantón para assistirmos a um concerto, interpretado por três excelentes violinistas. O espaço onde actuaram os músicos e o da pequena plateia serviam de miradouro para contemplarmos uma paisagem de rara beleza, num quadro poético e de elevada espiritualidade. Foi um momento cultural e de cumprimentos à organização daquele evento de música clássica.
Viajámos de Chantada  até à bonita cidade de Lugo. Ficamos agradados pela sua arquitectura, comércio e monumentos onde se destaca a famosa muralha, que serve de via, de construção romana, com mais de quatro mil metros de extensão. O passeio foi curto e condicionado pela chuva, mas fica a vontade de conhecer melhor uma cidade de bons espaços e com motivos históricos e culturais que, afinal, não fica muito longe do centro e norte do nosso Portugal.
De regresso a Chantada e a Podente o nosso programa foi assim desfrutar da natureza com passeios pelo campo, observando velhos castanheiros e rebanhos que livremente vagueiam nas pastagens. Vimos muitas madressilvas carregadas de amoras, frutos colhidos para uma oportuna compota, que será mista, com morangos que guardamos congelados.
Fora de Portugal, foi com agrado que ouvi um corrimão de referências aos nossos poetas;  Xosé Lois, também escritor, que conhece muito bem a nossa literatura e conviveu com os poetas  portugueses Eugénio de Andrade e Veiga Leitão, é um incondicional admirador de Luís de Camões. E é com versos deste, alusivos ao tema da mudança, que termino:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, /muda-se o ser, muda-se a confiança;/ todo o mundo é composto de mudança,/tomando sempre novas qualidades.
CS do 44+Cem

Sem comentários: