20 de janeiro de 2011

Procura de contentores cairá para metade

A procura no transporte marítimo de contentores deverá crescer este ano 7,7%, longe dos 14% registados em 2010, prevê a Alphaliner.No ano passado, a recuperação da actividade surpreendeu pela rapidez e pela dimensão. O comércio mundial terá crescido perto de 12%, animado pela recuperação da economia e também, ou sobretudo, pela necessidade de repor stocks depois de um ano de crise profunda.O aumento da procura justificou, e acomodou, então, a escalada da oferta.
Este ano a situação será bem diferente. A procura tenderá a abrandar, enquanto a oferta manterá um forte ritmo de crescimento. Os analistas estimam que a oferta deverá superar a procura em 2%, com a entrada em operação de um número crescente de navios de grandes dimensões.
Desde Agosto que os fretes estão a ceder, sublinha a Alphaliner, em boa parte devido ao facto de os operadores não terem querido retirar capacidade do mercado. Algumas companhias estarão agora a tentar segurar contratos anuais com cotações de 1 050 dólares por TEU, bastante abaixo dos 1 350 dólares/TEU do mercado spot da semana passada, é dito.A manter-se a situação, as companhias de navegação, que no ano passado terão registado lucros recordes, na casa dos 17 mil milhões de dólares, não deverão este ano passar dos oito mil milhões.

Sem comentários: