24 de janeiro de 2011

Navios pagam mais 30% nos portos nacionais

Os agentes de navegação voltam a denunciar o aumento dos custos imputados aos navios que aportam aos portos nacionais. Aparentemente sem resposta.
 Desde o início do ano, as escalas de navios de carga nos portos nacionais podem custar até 29% mais do que no ano passado.  Tudo por causa das subidas das taxas praticadas pelo SEF, primeiro, e, mais recentemente, pela actualização das taxas da Sanidade. Neste último caso, os aumentos constam do já “célebre” decreto-lei que actualizou também os preços das vacinas e outros. E como eles são justificados com a necessidade de actualizar preços muito antigos.Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o director executivo da Agepor sublinha que “para um navio de médio porte, entre os 1 000 e os 5 000 GT, que são a maioria dos que escalam os portos nacionais, o aumento pode atingir os 400 euros por escala”.
 Belmar da Costa acrescenta ainda que, quer no caso do SEF, quer no da Sanidade, os aumentos aplicados “não têm qualquer correspondência na prestação de mais ou de melhores serviços”.
 Confrontada com mais este aumento, a Agepor escreveu de novo ao Primeiro Ministro, tentando alertá-lo para a situação e pedindo a sua intervenção. O facto é que a primeira emissiva, enviada a propósito dos aumentos do SEF, não obteve qualquer resposta, lembra o director executivo da associação.Os agentes de navegação temem agora que atrás destes aumentos “novas taxas, directas ou indirectas” venham a ser aplicadas “pelas muitas entidades com interferência nos portos, navios e cargas”, diz Belmar da Costa.O que é certo, desde já, na óptica da Agepor, é que “estas medidas contrariam a estratégia governamental de incentivo às exportações, porque as torna mais caras”. Além de irem em “contra-ciclo com a anunciada aposta na Economia do Mar e no sector marítimo-portuário”, conclui aquele executivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

O frete marítimo sempre foi mais caro à partida de um porto português quando comparado com os portos do norte da europa e espanha, razão pela qual muito carga, apesar do custo com o "inland", foge para estes portos, conseguindo assim um frete mais vantajoso...
É efectivamente uma enorme contradição, a estratégia governamental anunciada versus medidas aplicadas...

This Is Portugal - TIP

by the way, do you know what a tip is? well, ask your pm... he will certainly come up with a tip to you, just to shut your mouth...

EstivadoresAveiro disse...

Deduzo que pm , queira dizer primeiro ministro.
Obrigado por comentar no nosso blog