Um inovador dispositivo de redução da poluição do ar, chamado "seawater scrubber" (purificador de água do mar, em tradução literal) vai iniciar a partir desta primavera os testes num navio porta-contentores do armador APL. Trata-se de um programa dotado com uma verba de 3,4 milhões dólares, co-patrocinado pelos portos de Los Angeles e Long Beach.
A água do mar será utilizada para filtrar poluentes provenientes dos motores auxiliares e caldeiras dos navios. Espera-se reduzir as emissões de um navio de óxidos de enxofre até 99,9 por cento e partículas em suspensão até 85 por cento. "A tecnologia de lavagem com água do mar tem um tremendo potencial a longo prazo para a redução das emissões nos nossos portos e a melhoria do ambiente", disse a propósito desta inovação Geraldine Knatz, diretora executiva do porto de Los Angeles.
O purificador de água salgada possui tecnologia de controle avançado de emissão que utilizada a água do mar para capturar, ou filtrar, contaminantes provenientes dos motores auxiliares e caldeira antes de saírem pelo chaminé do navio. Uma vez removidos os contaminantes de carbono sólido, a água do mar utilizada durante o processo de lavagem é então tratada e limpa antes de ser novamente devolvida ao mar. Os contaminantes sólidos são contidos e recolhidos para posterior depósito em terra.
A tecnologia de lavagem a bordo do navio de contentores da APL será avaliada ao longo de um período de um ano durante as escalas dos navios nos portos da baía de San Pedro. É esperado que resultem na redução de emissões do ar em cerca de 80 a 85 por cento no que respeita a partículas do diesel, corte de 99,9% das emissões de óxido de enxofre, captura de mais de 90 por cento dos compostos orgânicos voláteis (VOC) e ainda uma redução de 10 por cento na concentração de poluentes de óxidos de azoto.
A tecnologia vai ser testada no navio “APL England”, alinhado no serviço expresso Pacific Coast da APL, que escala portos na Coreia, China, Japão, Califórnia e Alasca.