7 de janeiro de 2011

Comboio estreia ligação do Porto de Aveiro a Madrid

O Porto de Aveiro estreou hoje, 7 de Janeiro, ligação a Madrid por ferrovia. A estreia concretizou-se através de composição com destino à estação El Salobral, transportanto carregamento de bobines provenientes de Inglaterra, e que chegaram ao Porto de Aveiro por via marítima.O comboio que hoje partiu rumo à capital espanhola era composto por 13 vagões, com 715 ton de carga líquida e 1050 TBRS de carga bruta. A operação portuária esteve a cargo da SOCARPOR, S.A.Consolida-se, deste modo, o alargamento do hinterland do Porto de Aveiro ao país vizinho. Recorde-se que, nos primeiros oito meses de funcionamento, o comboio do Porto de Aveiro transportou 123 mil toneladas, contribuindo para o crescimento de 30% da infra-estrutura em 2010. A ferrovia aliviou igualmente as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto.
A ligação entrou em funcionamento a 29 de Março de 2010 e já representa 4,13% dos transportes. Em média, são três comboios que percorrem, diariamente, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento.

3 comentários:

Paulo Olim disse...

Olha e das duas coisas tem como missão, visitas de estado pelo Governo Portugues , e transporte de órgãos humanos entre as ilhas...
penso que são dois que estão ao serviço do estado Portugues!
Quem esta a frente destes aparelhos são os militares Portugueses.

Paulo Olim
Asas Madeira

Paulo Olim disse...

Venho por este meio disser que já se encontra o seu link na janela dos navegadores do blog Asas Madeira para sua maior divulgação.
Gostaria também que coloca-se o link do Blog Asas Madeira para divulgação

Paulo Olim
Asas Madeira
Saudações Aéreas e Maritimas

EstivadoresAveiro disse...

E já esta feito colega.
Obrigado