6 de abril de 2015

Braga da Cruz acredita que porto de Aveiro tem potencial para ser mais competitivo

Braga da Cruz substituiu José Luís Cacho à frente da Administração do Porto de Aveiro (APA) e, numa das suas primeiras intervenções enquanto líder do porto aveirense, mostrou-se confiante no futuro do porto que agora gere, o qual conta com  "um comprimento de cais para acostar navios bastante elevado e uma riqueza única no panorama portuário nacional que são os terraplenos para mercadorias".
O novo presidente do porto de Aveiro destacou a importância de investir e atrair clientes: "Agora precisamos de equipamentos e clientes, sendo que estes decorrem da atividade económica. Servimos o noroeste peninsular e só captaremos mais carga se oferecermos melhores condições, será uma luta permanente".
Braga da Cruz realçou ainda o prolongamento da barra, que permite a entrada de navios de 160 e 170 metros, referindo que "é um potencial que exige que o porto demonstre a sua fiabilidade, já que a permanência destes navios é cara. Este desafio tem vindo a ser superado, continuamos a evoluir passo a passo, ajustando o equipamento, quer humano quer material".
A nova administração quer também "tornar o porto cada vez mais competitivo", dando maior capacidade de movimentação, de armazenagem e de desburocratização através de sistemas de informação, podendo assim "apresentar melhores soluções aos seus clientes".
A tutela pediu "para conhecer a realidade e depois ponderar como colocar Aveiro em sintonia com as linhas de desenvolvimento do sistema portuário, vendo o que é mais necessário para tornar Aveiro mais eficiente", numa período que tem sido marcado por recordes de movimentação de cargas.
As dragagens são apontadas como "necessidades permanentes", estando ainda previstas intervenções na ligação da via férrea aos terminais de granéis sólidos e liquidos e dos próprios terminais.
"O nosso desafio é muito mais nos sistemas de informação, na fluidez da informação do transporte marítimo, potenciando a ´janela única portuária´ para agilizar o fluxo documental que acompanha as mercadorias", vincou Pedro Braga da Cruz.
O presidente da APA mostra-se também satisfeito com o momento de paz social no trabalho portuário, considerando que isso "contribui com a sua quota parte para o desenvolvimento do porto".

cargo

Sem comentários: