9 de março de 2013

Estivadores atingem acordo preliminar em NY

Estivadores em Nova York e Nova Jersey, maior porto na costa leste dos EUA, chegaram a um acordo provisório de trabalho de seis anos com o New York Shippers Association. As negociações terminaram com um acordo. Um porta-voz da Associação dos Estivadores Internacional (ILA) confirmou que houve um acordo com operadores dos terminais portuários e transportadores, mas recusou-se a fornecer detalhes.

Os portos da América têm sido palco de uma série de lutas cada vez mais acaloradas entre trabalhadores portuários e os seus empregadores nas costas leste, oeste e do Golfo nos últimos meses centradas no salário, a eficiência no local de trabalho e automação.
Cerca de 4.500 estivadores  trabalham no Porto de Nova York e Nova Jersey, cerca de um terço de todos os estivadores da Costa Leste. O porto lida com cerca de 3 milhões de contentores por ano, principalmente através de três principais terminais em Nova Jersey.
O acordo na quinta-feira foi significativo, porque a maior parte das negociações  entre a ILA, que representa os trabalhadores portuários 14.500 de 15 portos no Oriente e costas do Golfo, e os EUA Marítima Alliance (USMX) dos transportadores operadores, terminais e as autoridades portuárias.
Com um ataque iminente, os dois lados chegaram a um acordo preliminar em 1 de fevereiro para um contrato novo. Este contrato irá ser apresentado a uma comissão sindical para aprovação na próxima semana na Flórida e depois passar para os membros a ratificar.
Mas o contrato principal é também dependente da capacidade dos trabalhadores para estabelecer acordos, onde as regras de trabalho e outras questões locais ainda têm de ser forjada. Essas negociações estão em andamento.
"Estou muito satisfeito com a tentativa de acordo, porque vai fornecer as ferramentas e os meios para resolver muitos dos problemas que vão fazer o nosso porto mais eficiente e produtivo," New ente José Curto, disse em um comunicado.



Sem comentários: