18 de março de 2012

"MOINHOS DE MARÉ DO OCIDENTE EUROPEU"

A exposição "Moinhos de Maré do Ocidente Europeu" está patente na Galeria da antiga Capitania do Porto de Aveiro - sede da Assembleia Municipal até ao dia 30 de março.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas.
“As marés têm sido utilizadas há séculos como fonte de energia. Em diversos locais abrigados do litoral atlântico europeu, foram edificados moinhos acionados pelo fluxo e refluxo da maré. Alguns exemplares chegaram aos nossos dias, por vezes ainda em funcionamento, e constituem hoje um exemplo das capacidades desenvolvidas pelo Homem para tirar proveito das forças naturais, respeitando o ecossistema em que se integra.”
Ecomuseu Municipal do Seixal
Para além de local central da cidade, a escolha da galeria para esta exposição relembra as próprias origens do edifício, cuja construção, no longínquo ano de 1406, se destinava a um moinho que moesse com as águas do mar.
A exposição foi coordenada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal | Câmara Municipal do Seixal e integrou-se no projeto Moinhos de Maré do Ocidente Europeu: valorização do património cultural e natural como recurso de desenvolvimento [Programa Cultura 2000]. Composta por dezasseis painéis resultou da colaboração de mais de vinte instituições e investigadores de diversos países europeus. A implantação geográfica, as tipologias e modo de funcionamento, bem como a diversidade de utilizações e as estratégias de valorização patrimonial são os temas abordados. A informação é disponibilizada em português, espanhol, francês e inglês.

Sem comentários: