28 de janeiro de 2012

Conheça Portos pelo mundo que são verdadeiros pólos de turismo.




A maioria dos portos possui anos de história, que se confunde - muitas vezes - com o início das cidades que os abrigam. Nestes municípios, os portos representam grande importância na economia local e também do País, com extensa movimentação de cargas de importação e exportação. Nos últimos anos, muitos deixaram de ser apenas um ponto comercial para - após projetos de revitalizações - se transformarem em complexos culturais, com diversos atrativos.  Confira exemplos de portos que fazem parte do roteiro turístico de seus municípios:
Porto Madero-Bueno Aires, na Argentina, tem um exemplo de recuperação e revitalização da área portuária. Às margens do rio de la Plata, Porto Madero é um conjunto arquitetônico de galpões ingleses que já serviram, no passado, para armazenagem de produtos e alimentos que chegavam pelo mar. Há mais de uma década, eles abrigam 43 restaurantes, oito cinemas, uma casa noturna, 11 lanchonetes e cafés, além de oferecer passeios, um museu, o Iate Clube, hotéis e uma bela vista do rio e de novos pólos financeiros e residenciais de Buenos Aires. O passeio noturno impressiona pelas luzes e arquitetura. O local também possui cassino.
Marselha-Para quem visitar Marselha, na França, a dica é o Velho Porto (ou Vieux Port). Considerada uma das áreas mais movimentadas da Cidade, agrega pescadores, vários iates e barcos turísticos. Há também bela vista para o Palais du Pharo.
Porto de Belém-Um exemplo nacional é a Estação das Docas, de Belém, no Pará. Inaugurada em 13 de maio de 2000, a estação tornou-se um complexo turístico e cultural, que congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. Os armazéns, construções com arquitetura característica do século XIX, atualmente são pólo de cultura. O Armazém 1 foi batizado de Boulevard das Artes. O  2 passou a ser o Boulevard da Gastronomia. E o 3 é conhecido como Boulevard das Feiras e Exposições. O complexo possui, ainda, o Teatro Maria Silvia Nunes e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco.
Hamburgo-Segunda maior cidade da Alemanha, com 1,8 milhões de habitantes, Hamburgo abriga o maior porto do país e o segundo da Europa. Além do movimento de navios, o turista pode visitar dois deles que se tornaram museus: o cargueiro Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers.
Liverpool-Conhecida principalmente pelos Beatles, Liverpool, na Inglaterra, já foi o epicentro das rotas de comércio mundiais. Após receber, em 2008, o Prêmio Capital da Cultura da União Européia, em reconhecimento à sua contribuição ao mundo da arte, a cidade começou a revitalização do centro, com atenção particular à área ao redor do cais. Quadras outrora de prédios cobertos com tábuas de madeira formam um centro animado, com ofertas culturais.
O complexo de varejo de Liverpool One (liverpool-one.com), com 170 mil metros quadrados,é um dos maiores projetos recentes de recuperação urbana da Europa. Aberto em 2008, as praças em múltiplos níveis foram construídas para complementar os elementos arquitetônicos já existentes, incluindo o muro original da primeira doca de Liverpool, supostamente a doca comercial mais antiga do mundo.

Sem comentários: